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[GUIA] Quais redes sociais minha empresa deve usar?

Quais redes sociais minha empresa deve usar?

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Embora seja claro que ter pelo menos uma conta nas redes sociais é um "must" para as empresas pode ser difícil escolher em qual(is) criar.

Algumas pessoas pensam que, porque o Facebook tem 2 bilhões de usuários ativos, então eles devem estar presentes no Facebook.

Ou, porque o Instagram está no ápice (600 milhões de usuários), você deve estar lá também.

O problema é, se você não tem experiência com um canal de mídia social particular, não conhece os modos de cada rede social, que tipo de postagens um público em particular gosta de ler e quais são os melhores momentos de postagem, a mágica da rede social se torna um TRABALHÃO.

Felizmente, você está lendo este post.

Graças as perguntas e respostas abaixo, você será capaz de desenvolver a sua estratégia de mídia social a partir do zero e transformar sua presença nas redes sociais.

Perguntas e Respostas Redes Sociais

Perguntas e Respostas Redes Sociais

P: Por que eu preciso ter um perfil de mídia social?

Você precisa responder a essa pergunta no início.

Há somente uma resposta errada: "porque todo mundo diz que eu deveria tê-las".

Antes de começar a postar, você precisa saber por que você quer fazer isso.

Você pode querer usar as redes sociais para o seu negócio como uma ferramenta de atendimento ao cliente.

Você pode querer usá-lo para construir um relacionamento com seus clientes.

Você pode querer mostrar sua marca, aumentar a confiabilidade, aumentar o tráfego, reduzir os custos de marketing ou impulsionar as vendas.

A linha inferior é que uma vez que você escolhe seu objetivo, você evitará vagar sem rumo e cada vez começará a ficar mais perto de seu objetivo.

Dica: As redes sociais são as ferramentas mais eficazes para difundir o conhecimento da marca, trazendo o tráfego do site, melhorando os rankings de pesquisa, trazendo mais leads e desenvolvendo a confiança do cliente.

P: Quais são os sites de mídia social mais populares e quais devo escolher?

Isso é complicado, pois há tantas plataformas e cada uma delas é diferente.

Mas no início você provavelmente vai querer começar pela rede social mais popular, então vamos verificar seus detalhes, de acordo com a pesquisa do Social Media Examiner.

Facebook

Twitter

LinkedIn

Google+

Youtube

Pinterest

Instagram

Dependendo do que você vai distribuir (postagens informativas, fotos, vídeos, etc), você pode escolher um canal que se adapta mais às suas preferências.

Pode parecer que o Facebook é uma escolha óbvia, mas você pode reconsiderá-lo.

De acordo com Social Media Examiner, "apenas 45% dos comerciantes acham que seus esforços no Facebook são eficazes!"

Então, se você ainda não tem uma pista que a rede que você deve escolher, o infográfico abaixo pode te ajudar:

como usar cada rede social

como usar cada rede social

Dica: se sua empresa for B2B, você pode querer se concentrar no Twitter, no LinkedIn e no Google+.

Se vender seus produtos para empresas e clientes , você pode ir para o Twitter e o Google+.

Para as empresas B2C , os melhores sites de mídia social seria Facebook, Youtube, Instagram e Pinterest.

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P: Qual é a melhor hora para publicar em sites sociais?

Varia de acordo com cada nicho. O ideal é testar o seu público. Nós fizemos um artigo. Veja aqui: os melhores horários de postagem nas redes sociais, para você obter o máximo envolvimento. E também vamos deixar um resumo dos conselhos da empresa CoSchedule:

Facebook

Pico de quinta-feira a domingo.

É bom para postar coisas engraçadas na sexta-feira pois as pessoas parecem ser mais feliz às sextas-feiras (não sei por que!?!? hehe).

Os melhores momentos para postar no Facebook são sábado e domingo ao meio-dia.

Twitter

Como o oposto ao Facebook, é melhor postar durante os dias úteis (como é muitas vezes usado no trabalho).

B2B realiza melhor durante o negócio, B2C nos fins de semana.

Diz-se que o melhor momento para postar é na quarta-feira entre 12h e 17h.

LinkedIn

Como é uma rede profissional, é usado por profissionais nas manhãs, como um jornal diário.

O melhor momento para postar no LinkedIn é durante a semana de trabalho, principalmente na terça-feira, quarta-feira e quinta-feira.

No meio da semana é ideal postar entre 17h e 18h.

Google+

O início da manhã do dia útil é ideal para o Google+ e o melhor horário é entre as 9h e 11h horas. O pico é na quarta-feira às 11h.

O ponto negativo é que quase 90% dos usuários do Google+ não interagirão com seu conteúdo!

Pinterest

O melhor momento para postar no Pinterest é entre 8h e 11h, especialmente aos sábados.

O pior momento para postar é durante o horário de trabalho.

Um fato interessante é que há assuntos de topo de cada dia: fitness na segunda-feira, gadgets na terça-feira, citações na quarta-feira, roupas na quinta-feira, gifs na sexta-feira, viagem no sábado e comida no domingo.

Instagram

Os melhores dias para postar no Instagram são segunda-feira e quinta-feira.

O pico é baixo aos domingos, mas outros dias são muito bem se você quiser alto nível de compartilhamento social.

O melhor momento para postar é entre as 14h e 15h e entre as 20h e as 21h. Compartilhar vídeo às 21h obtém 34% mais interações. Dica: Claro, todas as dicas acima são apenas sugestões e você não deve tomá-lo como certo.

A melhor maneira de descobrir quais horários de lançamento se encaixa o seu negócio é escolher um e testá-lo por algumas semanas.

Pode acontecer que você tenha muito sucesso com o Instagram aos domingos!

P: E os melhores modos de mídia social?

John Rampton em sua postagem "25 maneiras de crescer a sua presença Social Media" (em inglês) dá vários conselhos sobre como gerenciar seus perfis nas redes sociais.

Aqui estão as dicas mais importantes:

Seja como você é

As pessoas vão perceber imediatamente que você não está sendo genuíno, então não tenha medo de dizer a eles o que você pensa e o que sente.

Forneça um benefício/isca para o seu público-alvo

Ninguém vai visitar o seu perfil porque seus produtos ou serviços são impressionantes.

Você precisa dar-lhes uma razão para visitá-lo: algum conteúdo valioso: postagens, insights interessantes (dicas), ebooks grátis ou cupons de desconto.

Envolver-se com todos

Sites de mídia social são baseados em comunicação de duas vias.

Não deixe nenhuma pergunta sem resposta, se alguém deixar um comentário em seu perfil, responda.

Pode parecer demorado, mas ele irá ajudá-lo a construir uma comunidade em torno de sua marca, por isso vale a pena cada minuto gasto.

Resolver as queixas dos clientes eficientemente

Lidar com reclamações através de redes sociais pode ser complicado, porque se alguém deixa uma reclamação em seu perfil, outros usuários da rede também vão vê-lo.

É por isso que é tão importante não deixar uma reclamação sem resposta, pois vai deixar uma impressão de que você não se importa com seus clientes.

Responda logo que possível, permaneça profissional e tente não ser emocional!

Ir mais longe no atendimento ao cliente

Independentemente da razão que você criou sua conta no Facebook ou Twitter, ele rapidamente se tornará um canal adicional de contato para seus clientes.

Prepare-se para receber perguntas e tentar oferecer o melhor serviço possível.

Seus clientes vão adorar!

P: Que erros devo evitar?

Agnieszka, uma especialista em mídia social americana, nos contou algumas dicas sobre como evitar gafes nas redes sociais.

Seu conselho sobre como evitar os piores erros é simples, porém importante:

Sua impressão digital (literalmente)

impressão digital redes sociais

impressão digital redes sociais

Redes de mídia social são algo mais do que apenas sites onde as pessoas podem encontrar informações sobre o seu negócio.

É um lugar onde você pode deixar sua personalidade brilhar, onde você pode construir sua comunidade e compartilhar seus valores. Então, toda vez que você postar algo, você precisa perguntar a si mesmo uma pergunta: ele me traz mais perto do meu objetivo?

Isso mostra a minha marca da maneira que eu quero que ela seja vista? Pense nas atividades de sua rede da mesma forma que Amy Jo Martin descreveu:

A mídia social está mudando a forma como nos comunicamos e a maneira como somos percebidos, tanto positivamente como negativamente. Toda vez que você publicar uma foto ou atualizar seu status, está contribuindo para sua própria marca digital e marca pessoal.

Agora a bola está com você.

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