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Como utilizar as redes sociais no atendimento ao cliente

A internet chegou promovendo uma revolução na comunicação do cliente com a marca.

Bruno MacielBruno Maciel

Se antes entrar em contato com a empresa dava muito trabalho, hoje com a existências das redes sociais esse cenário mudou. A internet chegou promovendo uma revolução na comunicação do cliente com a marca. Cada vez mais empresas têm aderido ao meio digital para atender melhor os seus consumidores. Determinadas organizações que não estão presentes nas redes sociais devem oferecem a opção de entrar em contato pelo site, uma outra forma de promover a comunicação com o cliente.

Mas, as redes sociais vêm ganhando muito espaço com o passar o tempo e tem sido bem aceitas pelo público, que viu nelas uma forma prática de se relacionar com a organização no ambiente virtual.  Assim, para muitos é a forma mais fácil e prática de comunicar-se. Claro, esse ambiente também é utilizado para impulsionar a presença online. Isso porque, é um ótimo canal para divulgar conteúdos, fazer anúncios e levar os clientes até suas lojas.

Escolha as melhores plataformas

Utilizar as mídias digitais é algo ótimo, mas é necessário escolher as plataformas que melhor funcionam para o seu negócio. Para isso, é preciso realizar um estudo do seu público-alvo e identificar onde eles estão. As principais redes sociais disponíveis são:

Monitore redes

Quando uma pessoa compra algo que não supre suas expectativas é natural ela mesma descrever suas insatisfações nas redes sociais próprias ou nas páginas da própria empresa. Por isso, é importante estar de olho nas opiniões do consumidor. Assim, se você busca cliente blog ter esse cuidado com a redes sociais e a satisfação dos consumidores também pode ser uma boa alternativa.

Não é necessário entrar no seu perfil e ficar monitorando o dia todo. Na própria fanpage é possível acessar os dados de acesso mostrando o engajamento, comentários e avaliações dos usuários relacionados a marca.

Seja rápido nas respostas em redes sociais

Apesar disso, a velocidade da resposta é muito relevante para as pessoas dentro do meio digital. Isso porque, quando estão conectados, os internautas tendem a pesquisar tudo com muita rapidez e facilidade, desse modo ficam acostumados a ter tudo de imediato, é assim também quando entram em contato com os instituições. Por exemplo, na empresa busca cliente blog, redes sociais são utilizadas e o atendimento promovido no site costuma ser bem rápido, justamente para atender essa necessidade do consumidor.

Não abra mão do atendimento offline

Por mais prático que seja a comunicação digital, volte ao offline se sentir que o cliente está precisando se sentir mais próximo da empresa. Não hesite em oferecer isso à ele. Afinal, existem situações nas quais as pessoas querem sentir que estão recebendo a devida atenção e cuidado por parte da marca em relação ao seu problema.
Uma dica é saber dosar o online e o offline. Com o tempo você vai sentindo qual situação precisa de mais praticidade e qual exigirá algo mais personalizado. O importante é atender todos bem, pois, é ruim para a reputação da empresa  que os clientes sejam tratados mal, ou fiquem sem resposta, por exemplo. Portanto, seja receptivo e atencioso.

Em 2009 fundou a Seguidores.com.br com objetivo de ajudar pessoas a alcançar o sucesso em redes sociais através da prova social, que consiste em gerar maior conversões em seguidores orgânicos através de um grande aumento de volume de seguidores, curtidas, retweets, visualizações... o sucesso dos clientes é sua meta.